QUEM SOMOS E O QUE FAZEMOS
Em outubro de 2014, tivemos nosso primeiro evento Certified Functional Strength Coach Level-1. Desde então, já foram certificados mais de 2500 treinadores em eventos nos Estados Unidos, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Itália, Japão, Emirados Árabes e agora Brasil. O feedback tem sido incrível. Nós estávamos nos esforçando para definir um novo padrão para certificações, quando começamos o CFSC, e a julgar pelo feedback daqueles que passaram pelo curso, nós estamos alcançando nossos objetivos.
TREINO FUNCIONAL
Michael Boyle diz em “Avanços do Treinamento Funcional” que se o treino tem um propósito, então ele é funcional. O Treino baseado no CFSC é voltado a melhorar o cliente, baseado nos feedbacks que o movimento e que o cliente demonstra.
O treinador CFSC trabalha com movimentos e não apenas músculos. Ele aplica a anatomia funcional do treinamento selecionando exercícios que reduzam incidência de lesões e melhorem o desempenho.
O sistema de progressões do treino CFSC é baseado no que funciona. Os treinos mais geniais, assim como as grandes invenções da história são aqueles feitos com simplicidade e funcionalidade. Cada técnica foi avaliada e incluída com uma razão específica: Produzir resultados de forma consistente em situações não ideais.
ADULTOS
O CFSC considera como adulto toda pessoa que não é nem adolescente, nem atleta de elite.
Os adultos são pessoas do dia a dia, com rotina de trabalho em horário comercial (ou não), que têm necessidades comuns, podendo ou não ser praticantes de esporte, mas que buscam mais qualidade de vida através do movimento.
A busca por mais saúde também é uma das marcas do cliente adulto, e são a maioria da população de clientes de personal trainer. Na maioria dos casos existem questões específicas sejam fisiológicas como questões cardiovasculares por exemplo, ou biomecânicas, como lesões crônicas articulares. Eles podem precisar mais das progressões e regressões específicas para o seu treino ser sempre desafiador e com resultados de alto nível.
ATLETAS
Basicamente o programa de treinamento de atletas do CFSC o prepara para desempenhar seu esporte, ensinando-os como lidar com o próprio peso corporal, incorporando de forma intencional os conceitos de equilíbrio e propriocepção no treinamento por meio dos exercícios unilaterais.
O objetivo é que o atleta CFSC desenvolva a força de forma adequada aos músculos como são usados no esporte, produzindo força enquanto estiver em alta intensidade, em muitos dos casos, apoiado em apenas um dos pés. O atleta CFSC precisa treinar o próprio corpo em todos os planos de movimento.
EDUCAÇÃO
O Sistema CFSC de Educação funciona de forma continuada. Todos os anos são realizados os eventos de certificação L1 e L2 presencial e os eventos anuais (chamados Summit) na matriz, o centro de treinamento Michael Boyle Strength and Conditioning (MBSC), em Woburn, cidade vizinha de Boston, capital do estado de Massachusetts, nos Estados Unidos da América.
Juntamente ao conteúdo presencial, a plataforma online é um dos diferenciais da nossa cultura de educação em treinamento, contando com mais de 100 horas de material teórico e prático, constantemente revisado, e com tradução para o português.
COACHES
O Coach CFSC larga na frente por participar de um seleto grupo de 2500 professores formados ao redor do mundo, em todos os continentes, igualmente. Com grupos de network em redes sociais, e identificação oficial no site do CFSC Brasil, ele passa a ser referência em treinamento funcional, com contato direto com o criador do método Michael Boyle e toda sua equipe de que ministra sua metodologia com a mesma excelência que lhes foi ensinada.
A Certificação CFSC possui um diferencial que valoriza muito essa questão do “Coach” ensinando dicas no chamado “Coaching and Cueing” e desenvolvendo cada vez mais a habilidade de cada treinador em se tornar um treinador cada vez melhor.